Tipos de chuva

A maior parte da água presente na atmosfera está em estado de vapor. 1 metro cubico de ar a 20°C, no nível do mar, pode conter no máximo 20 gramas de vapor de água (aproximadamente). Quanto maior a temperatura, mais vapor de água pode ser contina do ar, assim como quanto menor a temperatura, menor a quantidade de vapor de água suportada pelo ar.

Ao valor máximo de vapor de água que pode ser contida no ar, dá-se o nome de concentração de saturação, esse valor representa a quantidade de água limite que o ar pode suportar, sem que haja condensação desse vapor em gotículas de água.

Dessa forma, podemos observar três processos de variações repentinas das condições de temperatura das massas de ar, que podem colocar em desequilíbrio a concentração de saturação, resultando no início das precipitações, assim, classificam-se as formações de chuvas em três tipos: Frontais, Convectivas e Orográficas.

Chuvas Frontais

Chuvas Frontais (ou ciclônicas) são formadas a partir do encontro de duas grandes massas de ar, sendo uma delas quente e úmida, e a outra fria e geralmente mais seca. Essa formação ocorre, pois, a massa de ar fria é mais densa que a massa de ar quente o que faz com que a massa fria permaneça mais próxima do solo, e a medida com que as massas de ar vão se movimentando, a massa de ar quente é empurrada para cima.

Como as regiões mais elevadas da atmosfera são mais frias, a massa de ar quente e úmida (com a concentração de saturação relativa à essa temperatura) passa por um processo de resfriamento devido à altitude, fazendo com que a concentração de vapor de água presente na massa quente, ultrapasse a nova condição de saturação (agora mais baixa devido às menores temperaturas em altitude), liberando as gotículas de água no ar.

Esse tipo de chuva, é característico por ter baixa intensidade e longa duração, podendo ocorrer por várias horas ou até um dia inteiro e atingir grandes áreas, geralmente acompanham a queda de temperaturas na região.

Chuvas Convectivas

Essas chuvas ocorrem devido à movimentação ascendente das massas de ar de uma pequena região, que devido ao aquecimento durante todo o dia, atingem temperatura e densidade suficiente para que ascendam sozinhas (sem a necessidade de outra massa de ar empurra-las), e ao atingirem regiões mais elevadas da atmosfera, possuem um rápido desprendimento das gotículas de água. Chuvas convectivas são as populares chuvas de verão (na região sul do país), como ocorrem a partir de massas de ar muito quentes, podem transportar grandes quantidades de vapor de água, possuindo assim a possibilidade de  atingir altas intensidade de precipitação e geralmente possuem tempo de duração menor que das Chuvas Frontais.

Essas chuvas ocorrem geralmente na parte da tarde, e pouco impactam a temperatura do local, são precipitações com menor área de impacto, podendo até atingir apenas uma pequena área da cidade, porém devido às altas intensidades causam grandes preocupações e impactos para a drenagem urbana.

Chuvas Orográficas

As chuvas orográficas ocorrem em regiões que possuem um grande obstáculo de relevo (como cuestas, montanhas, serras e morros), que impedem a passagem das massas e obrigam o seu deslocamento para regiões mais altas e por consequência mais frias.

Esse processo de formação, é muito comum em regiões litorâneas onde a massa de ar quente e úmida do mar, ao se deslocar para o continente, precisa transpassar uma região serrana, causando a precipitação do lado do litoral, e

Após passar pela região serrana, a massa de ar possui pouco volume de vapor de água, o que faz com que a face continental da serra, permaneça mais seca que a face voltada para o litoral.

                                                Professor GUILHERME NANNI GRABOWSKI

Gostou dessas informações? Você sabia que esses e outros temas são amplamente debatidos nas disciplinas  no curso de Engenharia Civil e Agronômica?

Ainda está pensando se vai fazer sua matrícula?

Corra e garanta sua vaga já!

http://www.feitep.edu.br/inscreva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *