Robótica na medicina

A Engenharia de Controle e Automação é voltada à área tecnológica, sendo responsável, por exemplo, pelo desenvolvimento de máquinas robóticas presentes em processos industriais. Atualmente, essa tecnologia está presente na medicina em cirurgias conhecidas como cirurgias robóticas são realizadas por robôs, trazendo maior precisão, menor tempo de internação, menor risco de infecção e sendo menos invasiva. O cirurgião consegue acompanhar todo o procedimento através de uma câmera acoplada a um dos braços robóticos.

Robô Da Vinci XI – Imagem: Strattner
Cirurgia com o robô Da Vinci – Imagem: Instituto Jorge Reina

O primeiro robô aprovado pela Federal Drug Administration (FDA) para cirurgia robótica aconteceu no ano 2000, com o lançamento do sistema de cirurgia DaVinci desenvolvida pela companhia Intuitive Surgical, sendo composto por três braços, com endoscópio acoplado a um, e dois instrumentos. Em 2006, a empresa melhorou o primeiro protótipo, oferecendo visão 3D de alta definição e tela sensível ao toque. Já em 2009, foi lançado o modelo Da Vinci Si oferecendo o conceito de cirurgia de console duplo (onde o cirurgião mais experiente pode operar junto com o cirurgião em treinamento) e permitiu a imagem de fluorescência em tempo real. Em 2014, ocorreu o lançamento da plataforma Da Vinci Xi (figura 01), sendo mais avançado em instrumentação, visão, desenho de exoesqueleto e movimentação da mesa (MORRELL et al., 2021).

O vídeo a seguir, mostra a precisão que o robô proporciona em uma cirurgia, que nesse caso, se trata de uma uva dentro de uma garrafa.

No Brasil, o primeiro modelo chegou em 2008 e nesse período o número de cirurgias vem aumentando ano a pós ano. Segundo a revista Medicina S/A, só no ano de 2018 foram realizadas aproximadamente 9 mil com robôs, e dessas, 2 mil foram do sistema digestivo (Medicina S/A).

Referências

https://www.strattner.com.br/cirurgia-robotica/da-vinci-xi

https://www.institutojorgereina.com.br/cirurgia-robotica-minimamente-invasiva/

https://medicinasa.com.br/brasil-cirurgias-roboticas/

MORRELL, A. L. G.; MORRELL-JUNIOR, A. C.; MORRELL, A. G.;

MENDES, J.; FREITAS, M.; TUSTUMI, F.; MORRELL, A. Evolução e história da cirurgia robótica: da ilusão à realidade. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, 2021.

Professor Guilherme Américo Rosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *