Resenha de livros

Disciplina: Mecânica dos Solos

O livro Curso Básico de Mecânica dos Solos é uma referência obrigatória para os alunos de Engenharia Civil na área de geotecnia. Organizado em 16 capítulos, o livro aborda desde o processo de formação dos solos, passando pelos cálculos das propriedades físicas, compactação do solo, tensões, permeabilidade, teoria do adensamento e nos últimos capítulos explana os conceitos sobre critérios de ruptura e comportamento de solos arenosos e argilosos.

O autor Carlos de Sousa Pinto, natural de Curitiba-PR, graduou-se em Engenharia Civil em 1956 pela Escola de Engenharia da Universidade do Paraná, entre 1959 e 1985 foi pesquisador do IPT (Instituto de pesquisas tecnológicas de São Paulo) onde desenvolveu trabalhos relevantes à Engenharia Geotécnica. Além disso, posteriormente dedicou-se a diretoria da divisão de Engenharia Civil e participou da diretoria executiva da instituição. O Prof. Carlos de Sousa Pinto, sempre foi conhecido pela sua forma entusiasta e muito didática ao ensinar conceitos da Engenharia Geotécnica, e dentre outros trabalhos publicados, nos presentou com essa excelente obra.

Devido a forma simples e didática que o livro apresenta os conteúdos, aliando a teoria com exemplos práticos, credenciou essa literatura como indispensável nos cursos de Engenharia Civil.

Exemplares deste livro podem ser emprestados na biblioteca da FEITEP.

Disciplina: Fundações e Obras de Terra

Ao ter contato com as disciplinas da área da geotecnia, os alunos (as) do curso de Engenharia Civil logo percebem a complexidade em se trabalhar com o solo. Diferente de outros materiais aplicados na engenharia nos quais possuem suas características bem definidas, o solo tem por essência ser um material natural, constituído por partículas e vazios (água e ar). A proporção desses constituintes, assim como, a granulometria e processo de formação do solo, influenciam diretamente sobre o comportamento do material, evidenciando a complexidade em formular um modelo de previsão do comportamento do solo.

Portanto, ao ingressar nos estudos voltados a Engenharia Geotécnica, englobando a disciplina de Fundações e Obras de Terra, além de um sólido conhecimento teórico a experiência prática acumulada e o bom senso, constituem-se parâmetros essenciais na concepção e execução de um projeto seguro e racional de fundações e contenções.

Nesse sentido, o Manual de Execução de Fundações e Geotecnia: práticas recomendadas constitui um verdadeiro código prático, que engloba os principais serviços prestados pelas empresas executoras de fundação e geotecnia. O objetivo da publicação é estabelecer um padrão de uniformidade e qualidade entre as empresas executoras desses serviços.

Publicado pela ABEF (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia), o manual ainda contempla:

  • Elaboração de documentação técnica para execução e controle;
  • Especificação para recebimento e armazenamento de materiais;
  • Especificação, tipos, quantidade e manutenção dos equipamentos;
  • Procedimentos executivos e formas de avaliar os serviços;
  • Usos de equipamentos de segurança.

A compilação de conceitos teóricos com a prática nacional acumulada, faz com que esse manual seja uma referência essencial para alunos da Engenharia Civil.

Exemplares deste livro podem ser emprestados na biblioteca da FEITEP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *