Pilares

Segundo o dicionário Michaelis, “pilar” tem origem mais próxima do espanhol pilar e significa: “Coluna simples de concreto, pedra, madeira ou metal que sustenta uma construção”.

Já “coluna” vem do latim columna e significa: “Elemento de sustentação de abóbadas, arcos, entablamentos, estátuas etc., com formato cilíndrico e vertical, usado também para a ornamentação de edificações e monumentos, constituído geralmente de base, fuste e capitel”.

Ou seja, antigamente os termos já eram intercambiáveis, porém tendo a coluna associada aos elementos talhados em pedra, geralmente cilíndricas.

Em termos técnicos, existem algumas distinções e preferências. Nas normativas técnicas o termo pilar é mais consagrado, principalmente pelo fato do termo coluna estar associado aos pilares cilíndricos da arquitetura antiga. Mas nas normas de estruturas de concreto e aço da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o termo coluna parece respectivamente 3 e 2 vezes. Em contrapartida, o pilar aparece 272 e 144 vezes respectivamente. E nos contextos que a palavra coluna aparece, ela perfeitamente pode ser trocada por pilar. Assim se pode entender que pilar é um termo mais abrangente e mais consagrado.

PROF. ESP. MARCOS FERNANDO VIRISSIMO DE SOUZA SCHMIDT

Gostou dessas informações? Você sabia que esses e outros temas são amplamente debatidos nas disciplinas  no curso de Engenharia Civil?

Ainda está pensando se vai fazer sua matrícula?

Corra e garanta sua vaga já!

http://www.feitep.edu.br/inscreva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *