Fibra óptica

Os cabos de fibra óptica realizam a transmissão de dados por meio de sinais de luz. Uma fibra óptica é composta por um núcleo de vidro, um revestimento de vidro diferente do núcleo, e uma cobertura de plástico fino. No núcleo de vidro é onde se propaga a luz, fazendo a transmissão dos dados, enquanto o revestimento de vidro possui um índice de refração inferior ao do núcleo, mantendo toda a luz no núcleo. Na parte mais externa de uma fibra óptica está a cobertura de plástico, que tem o objetivo de proteger os componentes internos de vidro. Em geral, os cabos de fibra óptica agrupam mais de uma fibra.

Na imagem 1 é apresentado um exemplo de fibra óptica, enquanto na imagem 2 é mostrado o interior de um cabo de fibra óptica que agrupa três fibras.

Fibra óptica
Cabo de fibra óptica com três fibras

Comparação entre cabos de fibra óptica e cobre

Os cabos de fibra óptica possuem muitas vantagens em relação aos cabos de cobre. A principal vantagem é a capacidade dos cabos de fibra óptica de gerenciar larguras de banda muito mais altas do que o cobre. Devido à baixa atenuação, os repetidores de sinais são necessários somente a cada 50 quilômetros de distância em linhas longas, enquanto para o cabo de cobre os repetidores são necessários a cada 5 quilômetros. Outra vantagem importante é que a fibra óptica não é afetada por picos de voltagem, interferência eletromagnéticas ou quedas no fornecimento de energia. Além disso, seus componentes estão imunes à ação corrosiva de alguns elementos químicos, o que não ocorre em cabos de cobre.

Embora o cabo fibra óptica possui diversas vantagens em relação ao cabo de cobre, sua tecnologia é menos familiar, exigindo conhecimentos que nem todos os engenheiros possuem. Além disso, as fibras podem ser danificadas com maior facilidade, não sendo possível curvar o cabo demais.

Apesar das desvantagens do cabo de fibra óptica, suas vantagens proporcionam uma grande evolução nos meios de transmissão de dados. Hoje em dia é muito comum vermos provedores de internet que oferecem serviços que utilizam cabo de fibra óptica, sendo a conexão oferecida muito mais rápida do que as convencionais.

Prof. Dr. Renan Garcia

Referência
TANENBAUM, Andrew S. Redes de Computadores. Tradução da 4rd. Ed. em inglês. Editora Campus. 2003.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *